Postagem em destaque

Bueiro sem tampa provoca perigo no centro de Pompéu

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Ignorância de matador pode ter salvado a vida de Palmeira em Pompeu




Depois da polemica que envolveu uma palmeira que teve o tronco seccionado na praça Levi Campos decidimos relembrar o tempo de professor de Biologia em Sete Lagoas.

Recebemos a informação de que o corte no tronco da planta é antigo, foi detectado a cerca de dois anos e que na época foi dado um tempo de vida de, no máximo, seis meses para a Palmeira.

Então porque ela não morreu?

Fizemos uma pesquisa no campo da histologia vegetal de descobrimos o porque.

Quando alguém faz na planta o chamado Anel de Malpighi, que é um corte na parte externa da planta (retirada da casca)  ela, na maioria das arvores, deixará de receber a seiva elaborada que vem das folhar através dos vasos denominado Floema.

Ocorre que monocotiledôneas, que é o caso das palmeiras, seus vasos se apresentam em feixes vasculares espalhados no tronco, diferentemente das demais arvores denominadas dicotiledôneas que os feixes formam um cordão na casca, na palmeira o anel de malpighi não obstrui-o por completo a passagem da seiva que ocorreria se ela fosse uma arvore do tipo dicotiledônea como um Abacateiro por exemplo .



Ou seja, qualquer outra arvore teria morrido com o corte que foi feito de forma criminosa nesta palmeira. A linda palmeira só sobreviveu por suas características especias dos seus vasos liberianos.

Resta saber agora qual foi o autor, a quem meu pai chamava de "espirito de porco". Este imbecil danificou a planta e resta saber se o corte comprometeu sua capacidade de sustentação.


Com a palavra os técnicos da Prefeitura.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.