Postagem em destaque

A Vereadora Joice Quirino foi eleita Presidente da Câmara Municipal de Bom Despacho

A primeira mulher a ser eleita Presidente da Câmara Municipal de Bom Despacho Joice Quirino Na ultima segunda feira aconteceu a eleição ...

domingo, 30 de setembro de 2018

Tratamento de esgoto, uma unanimidade em Pompeu?

Resultado de imagem para corrego mato grosso pompeu
Depois da denuncia do blogue agentes passaram a a combater os pernilongos

Um debate acirrado tomou conta dos meios políticos de Pompeu, a concessão ou não do tratamento da rede de  esgoto da cidade para a Copasa.

A principio fica evidente que todos são favoráveis ao tratamento do esgoto da cidade que é jogado no Córrego Mato Groso afetando drasticamente o ecossistema e causando inúmeros transtornos ao moradores das proximidade que convivem com um insuportável odor causado pelos resíduos.

O problema é a forma com que será cobrado o tratamento do esgoto, pelo projeto será de 100% do valor da água, ou seja a conta irá dobrar assim que se iniciar o tratamento. Muitos dos vereadores acham que o preço é muito auto e que o próprio município deveria fazer as Estações de Tratamento de Esgoto as ETE.

Recentemente o blogue recebeu a ligação da Copasa onde um de seus diretores afirmou que o tratamento do esgoto irá minimizar o problema dos pernilongos em Pompeu.


certamente o tratamento do esgoto é fundamental para o meio ambiente em todos os aspectos mas por outro lado os Vereadores tem  obrigação de negociar o melhor acordo possível para os cidadão de Pompeu.


Pernilongopeu.

Resultado de imagem para corrego mato grosso pompeu
Depois da denuncia no blogue foi divulgada um video onde se mostra funcionários da Prefeitura fazendo o combate ao pernilongo em um local parecido com as margens do corrego Mato Grosso.

Uma funcionaria da área da saúde que não foi identificada é entrevistada e diz que só o tratamento de esgoto poderia resolver o problema.

Certamente, sem esgoto haveira certamente menos proliferação dos malditos insetos mas mais uma vez a administração tenta tapar o sol com uma peneira e encontrar um culpado pela própria incompetência.

Vários porta-vozes do executivo municipal vieram a publico, insinuar que os moradores das proximidades do córrego seriam os culpados pela infestação do inseto. Segundo a reportagem eles não permitiriam a entrada dos agentes para realizar o combate aos pernilongos.

O blogue não conseguiu localizar nenhum morados das proximidades do corrego que se posicionasse contra o combate ao pernilongo, pelo contrario, obviamente por morarem próximo aos focos estes moradores seriam os maiores interessados no combate. O blogue desafia aqueles que afirmaram que ha pessoas impedindo o trabalho dos agente a trazer o nome dessas pessoas para que passamos publicar aqui.

Parece que, como ocorreu quando o blogue mostrou as ruas esburacadas, que nunca a culpa é da administração, na época disseram que era a chuva que impedia a operação tapa buracos. Desta vez o culpado pelos pernilongos seriam os famigerados moradores vizinhos ao córrego e os Vereadores que não votam o projeto entregando a rede de Esgoto para a Copasa. 

Esta postura de buscar um culpado pela própria incompetência pode até funcionar como argumento para convencer alguns idiotas mas não para mudar a opinião da maioria da população de Pompeu.

Esperamos que o combate ao pernilongo continue independente do blogue fazer as denuncias.

Esperamos também que seja feito um acordo da Câmara com a Copasa, quem sabe com uma redução da alícota a ser cobrado do consumidor, pois realmente dobrar a conta do trabalhador a ser paga todo mês em épocas de crise seria tão angustiante como passar a note toda sem dormir sendo picado por pernilongos.

Que Deus ilumine nossos representantes.


A Prefeitura publicou em seu site a seguinte nota:

A intensificação do trabalho de combate aos pernilongos será realizado neste mês de outubro e novembro.

A Prefeitura de Pompéu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou o trabalho de combate ao mosquito Cúlex (Pernilongo), comum nesta época do ano devido ao tempo seco. Para isso, agentes de endemias e equipe técnica da secretaria iniciaram nesta segunda-feira (23/10) a aplicação de larvicida e inseticida no Córrego Mato Grosso e imediações. O objetivo é acabar com o ciclo biológico da espécie, atingindo especialmente as larvas do mosquito.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Ferreira de Carvalho, a Secretaria Municipal de Saúde realiza há anos o combate ao mosquito e a partir deste mês adotou a aplicação de inseticida como uma nova estratégia de combate, além da identificação de áreas com maior incidência do mosquito. “Nossos profissionais, usando bombas costais motorizadas com inseticida, vão percorrer todo o córrego e também em áreas de mata fechada às margens do córrego para eliminar o mosquito também na fase adulta. É uma ação nova que adotamos este ano, além da troca do larvicida que era usado há mais de 20 anos.”, destacou Nelson.

O novo larvicida adotado será aplicado em cerca de 5 km de extensão do Córrego Mato Grosso, abrangendo os bairros Boa Vista, São Francisco, Centro e Loteamento. “É a primeira vez que estamos trabalhando com o inseticida às margens do córrego e esperamos reduzir a proliferação de pernilongos com esta inovação. A nossa equipe foi capacitada por empresa especializada de São Paulo para usar o produto mais apropriado, produto este usado também em Sete Lagoas. Esperamos ainda bons resultados com a troca do larvicida, pois o produto anterior era aplicado há mais de 20 anos e apresentava baixa taxa de efetividade.”, completou o diretor de Vigilância em Saúde.

A intensificação do trabalho de combate aos pernilongos será realizado neste mês de outubro e novembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.