Postagem em destaque

Pai pede socorro para encontrar filho desaparecido desde setembro em Pompeu

O Sr. Antonio pediu ao blogue para divulgar o desaparecimento do seu filho Jhony que ocorreu em setembro de 2018. A moto usada pelo desa...

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Aleluia: Cadeia de Pompéu é assumida pela Secretaria de Administração Prisional


Com a ação, os 107 detentos passam a ser de responsabilidade da Suapi. Visitas ficaram suspensas por cerca de 30 dias para mudanças

Local passará por mudanças realizadas pela Suapi
O sistema prisional mineiro chegou à marca de 140 unidades nesta quarta-feira (30). A cadeia pública da cidade de Pompéu, foi assumida na parte da manhã, durante uma operação que envolveu 34 agentes de segurança penitenciários de Belo Horizonte, Abaeté e Pará de Minas.
Ao todo, 107 detentos, entre homens e mulheres, que estavam sob a responsabilidade da Polícia Civil passam a ser custodiados pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Agora ela deixa de ser cadeia e ganha a denominação de presídio.
Segundo o delegado Carlos Eduardo Vieira é um marco para a cidade. “A Polícia Civil e, principalmente a comunidade, almejava por isto. De hoje em diante, todo nosso efetivo poderá realizar as atividades de investigação com mais propriedade”, disse.
Segundo o diretor de segurança interna da Suapi, Leonardo Caetano Félix, que coordenou a ação, a mudança beneficiará a todos em Pompéu. “A partir de agora a unidade tem condições de oferecer programas de ressocialização e procedimentos mais humanizados para a recuperação do preso. Outra contribuição que o município ganha com a assunção é a contratação de agentes e outros profissionais locais”, destaca.
A ação foi realizada por 19 agentes de segurança do Grupo de Operações Táticas (GOT), do Comando de Operações Especiais da Suapi (Cope), dez do Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo, de Pará de Minas, e cinco do Presídio de Abaeté. Durante a operação, os detentos receberam kits da Suapi, que contém uniformes, cobertores, toalhas, escovas de dente e produtos de higiene pessoal.
A data marca a mudança da rotina de atividades da unidade, agora elevada à categoria de presídio, que passa a ser norteada pelo Procedimento Operacional Padrão (POP). Passam ter acesso permitido ao local somente os visitantes que se cadastrarem na portaria, apresentando os documentos exigidos: atestado de antecedentes criminais, comprovante de residência e cópias do RG e CPF. O regulamento estabelece a suspensão das visitas nos primeiros 30 dias após esse processo, para que sejam feitas as adequações necessárias.
De acordo com o diretor de segurança, a unidade prisional passará por adequações na sua estrutura, como restauração das celas, pintura, adequação de muralha e reparo na rede elétrica e hidráulica. A obra será realizada com o apoio do Conselho de Segurança (Consep), da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.